David ou Davi (em hebraico:
דוד, literalmente
"querido", "amado"; no hebraico moderno Dávid, no hebraico tiberiano Dāwiḏ; em árabe: داود) é reconhecido como o
maior rei de Israel, descrito na Bíblia como tendo muitos "dons, como o da
música, da poesia e dos salmos", que o levou a escrever o maior salmo
bíblico, o Salmo 119.
O célebre arqueólogo americano Edwin Thiele estabeleceu sua data de
nascimento por volta de 1040 a.C., e sua morte em 970 a.C., tendo reinado
sobre Judá de 1010 a 1003 a.C., e sobre o reino unificado de
Israel de 1003 a 970 a.C.1 Os livros bíblicos de Samuel, I Reise I Crônicas são
a única fonte de informação disponível sobre sua vida e seu reinado, embora
a estela de Tel Dan registre a existência,
em meados do século IX a.C., de uma dinastia real judaica chamada "a
Casa de David".
A vida de David é particularmente relevante para a
cultura judaica, cristã e islâmica.
No judaísmo David, ou Melekh
David ("Rei Davi"), é oRei de Israel e
do povo judaico; um descendente direto seu será o Mashiach,
o Messias judaico.
No cristianismo David é mencionado como um ancestral do pai adotivo de Jesus, José, e no islamismo é conhecido
como Daud,
um profeta e
rei de uma nação. Filho deJessé,
da tribo de Judá, teria nascido na cidade de Belém e se destacado na luta dos israelitas contra
os filisteus.
Tornou-se rei,
sucedendo a Saul e conquistou Jerusalém,
tornando-a a capital do Reino Unido de Israel.
Seu nome é citado 1.139 vezes na Bíblia .
Arqueologia[editar]
Israel,
é relativamente difícil questionar a existência histórica de Davi. Embora não
existam inscrições contemporâneas que façam referência a este rei, textos não
muito posteriores achados na Palestina parecem mencionar seu nome. Um desses
artefatos é a chamada estela de Tel Dan, descoberta ao norte da Galileia. A estela traz um texto aramaico
com a possível menção mais antiga ao nome de Davi fora da Bíblia3 Também
foram descobertas minas de cobre na Jordânia que podem ser uma indicação da
existência do personagem bíblico Salomão,
filho e sucessor do rei Davi.4
Tradição bíblica[editar]
David viveu por volta de 1000 a.C., e foi o terceiro rei de Israel,
sucedendo a Isboset,
filho do reiSaul (sua história é relatada em detalhes nos livros de I e II Samuel).
Foi um rei popular e o homem do Antigo Testamento que
mais vezes é mencionado na Bíblia.
Caçula, ele foi o oitavo filho de Jessé, um habitante de Belém. O seu pai parece ter sido um homem
de situação modesta. O nome da sua mãe não se encontra registrado, mas
costuma-se atribuir a ela o nome de Nahash. Quanto à sua aparência, se sabe
apenas que tinha cabelos ruivos, e formoso semblante.
Na narrativa bíblica, ele é descrito
inicialmente como apascentador de ovelhas,(1 Samuel 16:11)tocador de harpa na
corte do rei Saul, e ganha notoriedade ao matar em combate o gigante guerreiro
filisteu Golias,
ganhando o direito de se casar com a filha do rei. Depois da morte de Saul,
Davi governou a tribo de Judá, enquanto o filho de Saul, Isboset, governou o resto de Israel. Com a
morte de Isboset, Davi foi proclamado rei das doze tribos de Israel e seu
reinado marcou uma mudança na realidade do povo hebreu: de uma confederação de
tribos, transformou-se em uma nação solidamente estabelecida. Ele transferiu a
capital de Hebron para Jerusalém, e tornou-a o centro religioso
dos israelitas, trazendo a Arca da Aliança.
Expandiu os territórios sobre os
quais governou e trouxe prosperidade a Israel. Seus últimos anos foram abalados
por rebeliões lideradas por seus filhos e rivalidades familiares na corte.
Foi concedido por Deus, de acordo com
a Bíblia, que a monarquia israelita e
judaica iria certamente vir da sua linha de descendentes. OJudaísmo Ortodoxo acredita
que o Messias será um descendente do Rei David. O Novo Testamento qualifica Jesus como
seu legítimo descendente5 :
quer por uma descendência legal – era filho adotivo de José, o Carpinteiro, da tribo de Davi –
quer por descendência sangüínea, já que era filho de Maria6 que,
assim como o marido, fora recensear-se em Belém, terra de seu
ancestral.
Foi ungido rei pelo profeta Samuel ainda
durante o reinado de Saul, causando ciúmes de sua parte. Por isto, David viveu,
até à morte de Saul, como fugitivo e exilado.
Foi durante seu reinado que Jerusalém foi capturada dos jebuseus,
tornando-se capital do reino de Israel.
A Davi são atribuídos diversos salmos
da Bíblia (cerca de 73). Alega-se, contudo, que se trate de pseudoepígrafe (uma
falsa assinatura). Muitos salmos são historicamente datados após a morte de
Davi.
Resumo do relato bíblico sobre David[editar]
Deus havia ordenado por meio de Samuel que Saul destruísse
completamente o povo amalequita por haverem atacado o povo de Israel durante o
período do êxodo do Egito, no entanto Saul não
destruiu o melhor dos despojos e o próprio rei Amalequita Agague. Por essa
desobediência Samuel profetizou que Saul não
seria mais o rei de Israel.
Samuel, instruído por Deus vai
secretamente até a casa de Jessé para ungir um novo rei para Israel. Apesar de
David ser o mais novo de seus sete irmãos ele foi o escolhido por Deus para ser
ungido. A Bíblia relata que nessa época um "mau espírito" atormentava Saul e seus servos buscaram alguém que soubesse tocar
lira para que Saul se
acalmasse.Saul se afeiçoou por David e fez dele seu escudeiro.
Mais tarde quando o exército filisteu se reuniu para enfrentar os israelitas,
um gigante chamado Golias desafiou
o exército israelita a enviar um homem para enfrentá-lo, no entanto, os israelitas
tiveram medo do gigante. David, indignando-se da vergonha que Golias trazia
a Deus e a todo exército de Israel com suas palavras, decidiu enfrentá-lo. Saul ofereceu sua armadura para David, no entanto ele
recusou por não ser treinado no combate com armadura e ser de pequena estatura
em comparação à armadura (a Bíblia relata que Saul era
particularmente alto dizendo que seus ombros sobressaíam acima do resto do
povo), então Davi enfrentou Goliasmunido
apenas de cinco pedras e uma funda. Logo no começo da batalha, Davi acertou-lhe
a testa com uma pedrada e, caindo Golias,
arrancou-lhe a cabeça com a espada do próprio filisteu, já que ele, Davi, não
tinha uma.
Após a vitória David foi colocado
como líder de um grupo de soldados e tornou-se o melhor amigo de Jônatas, filho
de Saul. Algumas passagens Bíblicas falam do
grande amor que havia entre Davi e Jônatas. Como no caso da Declaração de Davi,
para a Morte de Jônatas, onde Davi afirma: "Angustiado estou por ti, meu
irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do
que o amor das mulheres." 2 Samuel1:26
Sendo David bem sucedido em todas
suas missões e ganhando fama entre o povo, o rei Saul passou
a invejá-lo e temeu perder o poder para David. A partir daí Saul tentou por inúmeras vezes matar David, que fugiu
para salvar-se. Percebe-se nitidamente na narrativa bíblica que David sempre
respeitou a unção de Saul como
rei.
David fugiu para o deserto, e
começaram a reunir em torno de si, todos os indesejáveis da época, a Bíblia
fala que ladrões e assassinos começaram a procurá-lo, formando um pequeno
contigente bélico, o qual o ajudava a se defender das investidas tanto do rei Saul, quanto de outros povos. Quando rei
Saul morreu, David governou a tribo de Judá. E Isboset, filho de Saul, governou o restante de Israel.
Quando Isboset morreu, David foi escolhido por Deus para governar a toda
Israel. Ele foi um homem usado por Deus e fez muitas mudanças a Israel.
DAVI - "Amado"
O oitavo e filho mais novo de Jessé,
um cidadão de Belém. O seu pai parece
ter levado uma vida simples. Não está registado o nome da sua mãe. Alguns
pensam que é a Náas referida em 2Sm 17:25.
Da sua aparência pessoal apenas sabemos que era ruivo, que tinha uns belos
olhos e que era formoso (1Sm 16:12 e 1Sm 17:42).
Tinha por ocupação cuidar do rebanho de seu pai, levando-o até às
regiões montanhosas do interior de Judá.
Do que se sabe da sua história, sem dúvida que se distraía com a sua flauta de
pastor, enquanto assim trabalhava, aprendendo com as lições que os vários
incidentes que se davam à sua volta lhe ensinavam. Os seus primeiros feitos
registados foram os seus encontros com as feras do campo. Ele menciona que
matou um urso e um leão, quando estes tentaram atacar o seu rebanho (1Sm 17:34,35).
Enquanto David, na frescura da sua juventude sadia, estava assim
ocupado com os seus rebanhos, Samuel
fez uma visita inesperada a Belém,
tendo sido ali conduzido pela direcção divina (1Sm
16:1-13). Aí ofereceu um sacrifício e chamou os anciãos de Israel e a família de Jessé para que se lhe juntassem. De todos os
que foram à sua presença, nenhum era o que Samuel
procurava. Mandaram chamar David e o profeta logo o reconheceu como o escolhido
de Deus para suceder a Saúl, que se
afastara dos caminhos de Deus. Assim, em antecipação, ele ungiu-o e David
voltou para a sua vida de pastor. Mas "o Espírito do Senhor se apoderou de
David desde aquele dia em diante" e "o Espírito do Senhor se retirou
de Saúl" (1Sm 16:13,14).
Não muito depois disto, David foi enviado para o palácio, a fim de, com
a sua harpa, acalmar o espírito perturbado de Saúl,
que sofria de uma estranha depressão melancólica. Ele tocou tão bem perante o rei,
que Saúl logo se alegrou e começou a
demonstrar grande afeição pelo jovem pastor. Depois, David voltou para a sua
casa em Belém. Mas não demorou a que
voltasse a ocupar um lugar de proeminência. Os exércitos filisteus e de Israel encontravam-se em guerra e assentaram
arraiais no vale de Elá, a cerca de
26 Km a sudoeste de Belém; e David
foi enviado pelo seu pai até ao arraial, a fim de levar provisões aos seus três
irmãos, que se encontravam a lutar ao lado do rei. Ao chegar ao local, David
(agora com cerca de 20 anos) foi posto ao corrente do que se passava, quando o
campeão dos filisteus, Golias de
Gate, avançou e desafiou Israel.
David pegou na sua funda e com uma pontaria bem treinada, atirou uma pedra
"do seu alforge", que atingiu o gigante na testa e ele caiu sem
sentidos no chão. David, então, correu para ele e matou-o, cortando-lhe a
cabeça com a sua própria espada (1Sm 17:1-58).
Como resultado, os israelitas obtiveram uma grande vitória, perseguindo depois
os filisteus até às portas de Gate e Ecrom.
A popularidade de David, uma consequência do seu feito heróico,
despertou os ciúmes de Saúl (1Sm 18:6-16), ciúmes esses que ele demonstrou
de várias maneiras. Gerou-se nele um ódio amargo para com David e através de
vários estratagemas, tentou matá-lo. As tramas do rei enfurecido, que não podia
deixar de ver como David "prosperava grandemente", mostraram-se
inúteis e apenas tornaram o jovem herói mais querido do povo, mas em especial
de Jónatas, o filho de Saúl. Entre eles formou-se uma amizade
calorosa.
Para escapar à vingança de Saúl,
David fugiu para Ramá (1Sm 19:12-18),
para junto de Samuel, que o recebeu,
passando a viver com os filhos do profeta, que estavam a ser ensinados pelo
próprio pai. Supõe-se que os Salmos 6, 7, 11 tivessem sido escritos nesta
altura. Este lugar ficava apenas a 5 Km da residência de Saúl, que não demorou a descobrir para onde
tinha ido o fugitivo e tentou, em vão, trazê-lo de volta. Jónatas fez um esforço frutífero para
conseguir que o seu pai voltasse a relacionar-se bem com David (1Sm 20:1-43) que, ficando ao corrente desse
facto, preferiu fugir ainda mais para longe, pois não estava certo de ali se
encontrar em segurança. Vamos encontrá-lo primeiro em Nobe (1Sm 21:1-9) e depois em Gate, a principal cidade dos filisteus. O rei
dos filisteus não o admitiu ao seu serviço, como ele assim esperava e David,
então, instalou-se na caverna de Adulão
(1Sm 22:1-4; 1Cr 12:8-18). Aqui e em pouco tempo,
juntaram-se-lhe 400 homens, que lhe deram a conhecer que o consideravam como
seu líder. Foi nesta altura que David, por entre os tormentos e os perigos da
sua posição, gritou: "Quem me dera beber da água da cisterna de Belém"; quando três dos seus valentes
romperam pelo arraial dos filisteus e lhe trouxeram a água pela qual ele
ansiava (2Sm 23:13-17), ele não a
quis beber.
Cheio de raiva por não conseguir apanhar David, Saúl deu ordens para que se massacrasse toda a
família sacerdotal em Nobe, "pessoas que usavam o éfode de linho",
num total de 85 pessoas, tendo sido mortas por Doegue, o edomita. Abiatar, o
filho de Aimeleque, levou as tristes
novas do massacre a David, tendo sido ele o único a escapar.
Ao ouvir que Queila, uma
cidade na fronteira ocidental, estava a ser atormentada pelos filisteus, David
e os seus homens foram até lá, livrando-a dos perigos (1Sm 23:1-14); e depois, com medo de Saúl, ele fugiu para as cavernas da
"região montanhosa" de Judá.
Enquanto ali esteve acampado, no bosque do distrito de Zife, Jónatas visitou-o, transmitindo-lhe palavras
de encorajamento (1Sm 23:16-18). E os
dois, então, se separaram para nunca mais se encontrarem. Saúl continuou a perseguir David que, dessa
vez, lhe escapou à justa.
Mais
tarde estabeleceu-se como rei das 12 tribos, conquistou Jerusalém, aumentou a extensão do território
do reino vencendo todas as batalhas em que se empenhou. Apesar de erros graves
cometidos durante o seu reinado, David tomou sempre o caminho do arrependimento
e o registo dos seus salmos demonstram a devoção que faziam dele um servo de
Deus.
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